Instituto Cultural KickBoxing FRMK




Instituto Cultural do KickBoxing pela FRMK


              No dia 18 de agosto de 2012, durante a realização de curso de qualificação de arbitros em KickBoxing, promovido pela FRMK com colaboração da CBKB e sob a chancela da WAKO, foi divulgada a criação do Instituto Cultural do KickBoxing, como departamento da FRMK.

            Em solenidade na presença do Presidente da CBKB - Paulo Zorello- do Presidente da FRMK  - Paulo Cafuringa Petinga- do Mestre Alcenir Araujo - Titular do Departamento de KickBoxing da FRMK, do Mestre Antonio Cesar Prado e Marcos Cavalheiro,  foi declarada a criação do Instituto Cultural do KickBoxing, e nomeado o Professor Roger Lain para dirigi-lo.

                 O objeto da criação do Instituto Cultural do KickBoxing fora uma idealização antiga de muitos mestres, a pesquisa e identificação histórica e filosófica da Arte do KickBoxing.

                  Ainda que, a origem primordial do KickBoxing repousa sob a condição de ARTE MARCIAL, sua prática moderna terminou por subjulgar a filosofia de treinamento e pensamento, evoluindo para o treino prático que busca, apenas resultados efetivos em campeonatos e demais competições. Tal situação passou a gerar conflito em muitos mestres e professores que idealizavam a sua prática sob o pálio do pensamento Marcial, revestido de seus ensinamentos filosóficos, métodos e aplicações fisico-mentais, gerando uma lacuna a ser preenchida, ante a falta de tais princípios na técnica moderna.

                    O Instituto Cultural do KickBoxing teria a complexa função de pesquisar as origens históricas da técnica, resgatar seus valores originais, assim como realizar o suprimento das criações necessárias para complementar o portifólio filosófico prático do KickBoxing, sem que este perca suas características e identidade.

                     Para fins de cumprir com a complexa função de identificar e divulgar o veio filosófico que revestia a técnica, em sua origem, o Instituto Cultural do KickBoxing baseará seus trabalhos em pesquisa bibliografica e trabalho de campo, para fins de contar com a colaboração das personalidades ligadas à história da técnica no Rio Grande do Sul e Brasil. Com isso, o intuito do Instituto Cultural do KickBoxing é atuar para que, a pesquisa histórica não cause regressão na prática moderna, mas à complemente, para atingir o nível de desenvolvimento físico e mental pleno, ao praticante.

                      O ideal final do Instituto Cultural do KickBoxing é de que o praticante deixe de ser identificado apenas como LUTADOR ou COMPETIDOR, mas que receba o reconhecimento da condição de ARTISTA MARCIAL PLENO.

                     Para cumprir com as funções do Instituto Cultural do KickBoxing foi nomeado o Sr Roger Lain para criação de equipe que cumpra com este resgate, sendo esta a que segue:


Professor Roger Lain

 Praticante de KickBoxing e Muay Thai, com 10 anos de atividade, sendo o criador da Equipe Lain´s Clan KickBoxing, onde atua principalmente com o público juvenil e iniciante, com a busca de entendimento da necessidade de crescimento fisico e mental para a montagem da identidade completa de qualquer praticante de artes marciais. 








Soraia Goes:
Instrutora de KickBoxing,
Titular da Escola Um Yang, praticante de KickBoxing, Muay Thai, Hapkido e Tae Kwon Do, meticulosa estudiosa das artes marciais, bem como suas técnicas e valores filosóficos.  Será a responsável pela supervisão técnica das atividades do Instituto Cultural do KickBoxing. Possui atuação na formação de jovens às artes marciais, integralizando a equipe que busca a fixação da filosofia marcial na geração de futuros cidadãos.




Douglas Flores:




Jovem praticante de artes marciais, com grande desempenho em KickBoxing, Muay Thai, Tae Kwon Do e Hapkido, praticando desde muito cedo, com contato direto e intrínseco à filosofia marcial. Atuará na função de assessor geral do Instituto Cultural do KickBoxing, para contatos, pesquisas e demais atividades necessárias aos membros e colaboradores do Instituto.










                            Ocorre que, nas funções e atividades do Instituto Cultural do KickBoxing, além da equipe de trabalho, o esteio principal de sua atuação repousará sobre os colaboradores que serão a base de sua pesquisa e consulta, para fins de analise histórica, bem como para a aplicação prática de experimentação do pensamento filosófico na prática diuturna dos Dojos e Academias do Estado do Rio Grande do Sul, e prestando o retorno sobre sua aceitação e colocação dentro das necessidades dos grupos de treinamento.



Colaboradores já comprometidos com o Instituto:



Marcos Cavalheiro Junior:


Giovani Castro:

William Nunes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione sua dúvida, crítica ou sugestão.

Precisamos de todas as colaborações, pois estamos todos aprendendo, a todos os momentos.

Obrigado