sexta-feira, 29 de junho de 2012

O KickBoxing

Afinal o que é o KickBoxing e qual sua origem?

A primeira pergunta é fácil, já a segunda trás muitas controvérsias entre Japão e Estados Unidos.

Em essência, o KickBoxing é um ESPORTE DE COMBATE, criado para combate com regras em ring, portanto não se confunde com as técnicas milenares de artes marciais, até porque, baseia-se somente em técnicas e não possui a filosofia que àquelas trazem consigo. 

Para os iniciantes, costumo comentar que o KickBoxing é o primeiro MMA, já que o termo está em moda e os que iniciam seu treinamento, geralmente são jovens e acompanham os campeonatos, tais qual o UFC.

Ocorre que uma vertente refere que em certa época, entre as décadas de 60 e 70, com o advento da tecnologia bélica, as artes marciais mostraram-se ineficazes para seu propósito original, batalhas corpo a corpo para defesa física e territorial, assim, passaram a ser utilizadas como desporto de competição. No entanto estas eram realizadas em sistema de marcação de pontos, onde era proibido o combate franco de impacto.

Refere-se que uma corrente de praticantes decidiu por criar um esporte de combate real, com alto contato. Assim, alguns Mestres em Karatê (cujas competições entitulavam-se Karate Point, onde apenas havia a marcação de pontos), Pugilistas, e mestres em Tae-Kwon-do, realizaram uma mistura de técnicas fortes e eficazes para criar um esporte que denominaram KARATE FULLCONTACT.

Tal criação é atribuída aos Americanos, que evoluiu no FullContact moderno, no entanto é fato que este esporte apenas admitia chutes acima da linha de cintura, com isso, considera-se que houve uma adaptação ao estilo, realizada no Japão, que incorporou chutes baixos (lowkicks), à regra, que foi batizada de KickBoxing.

  
                     A opinião que frequentemente emito é de que o KickBoxing é uma evolução natural, uma vez que podemos verificar seus precedentes que em muito aparentam-se com a técnica deste, com leves variações de técnicas e alguns estilos de golpes:


Boxe Tailandes: 
  Quando cito o Boxe Tailandes, não me refiro ao Muay Thai tradicional, milenar e utilizado nas guerras antigas para a libertação de seu povo, mas sim na adaptação comercial deste para a prática enquanto desporto.
     Utiliza-se das técnicas de joelho e cotovelo, porém explora o clinch em grande parte do combate.




Muay Thai Holandes:

Variação européia, que fechou a guarda do Muay Thai tailandes e passou a buscar maior eficácia nas técnicas de soco, adaptando o estilo ao tipo físico dos novos praticantes.




Savate:

Antiga técnica de combate francesa, que em muito assemelha-se ao KickBoxing e normalmente nos admira quanto à flexibilidade de seus praticantes, no entanto não admite golpes de joelho e cotovelo, bem como aceita chutes frontais e laterais nas porções frontais da perna (não admitido no KickBoxing).






FullContact:

Entendo que o FullContact seria o antecessor direto do KickBoxing, pois são grandes suas semelhanças, com diferenças únicas em que, não são utilizados joelhos e cotovelos, e seus chutes somente podem atingir o adversário acima da linha de cintura. A regra deste ainda considerava um número mínimo de chutes por Round, para manutenção dos pontos do atleta.




Entendo que o KickBoxing foi uma tendência de época e uma evolução natural para o panorama mundial, pois fora criado como desporto, para prática em ring de competição, mas mostrou-se muito eficiente para a defesa pessoal urbana, dado a sua quantidade de golpes e variações de combate à curta e longa distância.


Com isso, buscamos um breve resumo sobre a origem e a natureza de nossa técnica, espero que tenha colaborado com o entendimento de todos.

Forte abraço.

Por Roger Lain

ロジエル   ライン

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione sua dúvida, crítica ou sugestão.

Precisamos de todas as colaborações, pois estamos todos aprendendo, a todos os momentos.

Obrigado