domingo, 11 de março de 2012

Diário da Montagem do Dojô - 11 de março de 2012

Depois de mais de uma semana trabalhando todos os dias no Dojô, hoje iniciei trabalhando as plantas que serão utilizadas na decoração do Jardim.

    Bem, o Jardim é um projeto de longuíssimo prazo, pois sua montagem iniciar-se-á somente após o encerramento das obras do Dojô, vestiário, banheiro e oficina, mas sua estrutura será baseada em plantas manipuladas e condicionadas, e em bonsais.

     Ainda, ante aos fato de recebermos muitas plantas em doação da VivaBonsai, estas precisavam ser tratadas para fins de manutenção e desenvolvimento. Com isso, foram tratados dois Ficus Benjamina, sendo que um destes apenas recebeu transplante e selação dos galhos cortados.



O maior trabalho foi da segunda planta, um Ficus Benjamina que possui mais de 30 anos de idade e tinha 2,5 metros de altura quando foi cortado, seu galho principal havia sido cortado à muito tempo e estava apodrecido e com infestação de cupins.
O galho principal foi cortado e ao verificar-se a raiz, percebeu-se que possuia um saco de nylon, que estava estrangulando a raiz e prejudicando a circulação de seiva, que levou ao apodrecimento do galho central. O saco foi removido e percebeu-se que, dentro deste, o substrato de fixação da planta era baseado em argila, que não possibilitava a evolução da raiz, sendo necessária a remoção desta e poda das raízes, ante a existência de rompimentos e apodrecimentos.
A planta foi trabalhada por 2 horas, para a retirada da parte apodrecida e da argila da raiz, chegando-se a seguinte situação:
A raiz recebeu a poda necessária.
Uma bacia recebeu a furação necessária para receber a planta, assim como os cortes da raiz receberam cauterização por meio do maçarico.

Foi usado sebo de vela para a selação dos cortes da raiz e a micro retífica foi usada para harmonizar o corte da parte apodrecida.
 O galho principal, que possuia infestação de cupins, recebeu cupinicida e todos os cortes, selação por sebo de vela. A planta recebeu pequena dose de adubo orgânico e hormônio enraizante


Por fim colocamo-nos à trabalhar na organização do Dojô, quando foi realizado mais um lado da moldura de contenção do tatame, com recortes.  Falta-nos apenas uma das bordas para a conclusão da moldura.

Porém, nem tudo são flores no Lain´s Clan, hoje percebemos que nosso saco de pancadas, essencial para  início dos treinamentos, encontra-se completamente comprometido, pelo efeito do fogo e da água, que está rasgando-se sem esforço.


Nem mesmo o suporte deste monstra-se resistente à mínima força.


Bem... para início dos treinamentos, este equipamento mostra-se necessário, e com isso, é iniciado procedimento para aquisição de novo.


Abraço a todos

Osssss








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione sua dúvida, crítica ou sugestão.

Precisamos de todas as colaborações, pois estamos todos aprendendo, a todos os momentos.

Obrigado