quarta-feira, 21 de março de 2012

Diario da Montagem do Templo - dias 19, 20 e 21 de março

Para aqueles que estranharam a falta das postagens, esclareço que não deixamos de trabalhar no dojô, mas o trabalho foi discreto, por falta de tempo disponível o mesmo com as publicações.

Mas vamos às atualizações:

No dia 19 de março, estive em floriculturas para comprar algumas plantas para bonsai e algo que conseguisse para começar a projetar o Jardim do Templo - quero ir comprando as plantas e trabalhando elas, para coloca-las no seu local definitivo somente quando estiverem bonitas e o Jardim com sua estrutura pronta, o que deve demorar.

Ocorre que fui na Floricultura Arte e Verde, em Viamão, onde fui pesquisar o preço de dois Acer, um vermelho e um verde. Depois de negociar, me foram vendidos ambos, fiz o vendedor separa-los para não haver confusão na entrega, que seria no dia seguinte. Detalhe, o pagamento foi antecipado.

No dia 20 de março, no início do dia, recebi um telefonema de minha esposa que recebera as plantas, dizendo que não foi entregue o Acer Vermelho que encomendei, que o entregador disse que aquele seria mais caro e que se eu quizesse teria que pagar mais.  Mesmo tendo sido oferta do vendedor e com pagamento antecipado.  A planta escolhida tinha o tronco com a grossura de um punho e cerca de 1,5m de altura, possuindo muitos galho e copadinha e a entregue tinha o tronco da grossura de um dedo e menos de 1,2m, esguia  e com as folhas todas queimadas, como demonstra a foto:

   Com o meu telefonema o proprietário da floricultura assumiu o erro na venda, mas recusou-se a entregar a planta escolhida, limitando-se a dizer que buscava a planta entregue e desligando o telefone em minha cara. Muito estresse aconteceu e entreguei a planta de volta para não haverem incômodos maiores e passei a noticiar este feito para desestimular sua repetição.

Afora tal fato, temos para o dia 20 de março de 2012, a chegada do Acer Verde (único que presta - FOI O QUE EU ESCOLHI) que possui cerca de 3m de altura e deve ficar muito bonito no jardim, quando montado, está aguardando ser transplantado para vaso maior, para melhorar seu crescimento.



No dia 21 de março de 2012, tivemos uma tarde movimentada para a evolução do Templo, equipamentos de fitness e Jardim.
Localizamos um depósito de sucata que arrematou um lote de equipamentos de ginástica, e neste consegui comprar dois bancos, sendo um livre, com inclinação e o outro de supino reto, que necessita dos apoios da barra.
     Ambos precisam de uma reforma, mas logo estarão aptos ao treino.


            Na ida à zona sul de Porto Alegre para buscar os bancos, visitei algumas floriculturas do caminho e consegui encontrar algumas das plantas que desejava para o Jardim, PERDIDAS, sendo que, por vezes, nem mesmo os proprietários das floriculturas às conhecia.

Consegui comprar um pessegueiro com cerca de 2,5m de altura:
















Consegui ainda duas Sakuras, sendo uma Rosa e uma Branca:















No retorno para casa, ainda conseguimos encontrar loja onde adquirimos 3 espelhos e um quadro negro para o Dojô:



Com a chegada em casa coloquei-me a arrumar as plantas, sendo que consegui trabalhar apenas a Sakura Rosa (minha planta preferida).

Ela tinha alguns brotos de outras plantas no seu vaso, de forma que retirei de seu vaso, e fiz a retirada de quase toda a terra para desembaraçar as raizes e plantá-la em bacia grande, com bom substrato, para propiciar bom desenvolvimento e beleza.



Do mesmo vaso tirei três plantas, além da Sakura, sendo uma Nativa que não identifiquei, mas gostei do formato e coloquei em peneira para trabalho futuro.  Desfolhei e fiz poda básica.

                (Atualização em 01/04/12)  A planta acima foi identificada como sendo um Gervão, que possui muitas características medicinais, como extraído do Site www.plantasquecuram.com.br:

GERVÃO

Verbena officinalis

Descrição : Da família das Verbenáceas, é também conhecida como gervão-roxo, erva-gervão, origão, vassourinha-de-botão, oribão.Árvore vivaz, que atinge até 50 cm de altura. As folhas são alternas, pequenas, pecioladas, ovias, serradas e pilosas. As  são de coloraçào azul ou branca, e nascem em espigas lineares, compridas, dispostas nas extremidades dos ramos. Cresce espontaneamente e é muito comum em psatagens, terrenos baldios e áreas cultivadas. Reproduz-se por estacas de galhos, em solos arenosos e bem drenados, não tendo preferência quanto ao clima. A colheita é efetuadas em qualquer época do ano.
Partes Utilizadas - Folhas e flores.
Plantio : Multiplicação: por sementes e estacas (mudas);
Cultivo: planta que se desenvolve em todo o . Prefere solos secos arenosos ou arenoargilosos, profundos. O plantio deve ser feito na primavera observando o espaçamento de 1 metro entre plantas. A irrigação somente deve ser feita nos períodos de estiagem;
Colheita: colhem-se as folhas e raízes no período de floração.
Origem : Brasil, medrando desde o estado do Maranhão até o Rio Grande do Sul.
Modo de conservar : as raízes, os caules, as folhas e flores podem ser utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano, em separado.
Propriedades : Cicatrizante, béquico, diurético, vermífugo, digestivo
Indicações : Combate úlcera péptica, afecções hepáticas e biliares, parasitos intestinais, febres, bronquite crônica e dores de origem reumática.
Principios Ativos : Glicosídeos, saponinas, taninos e mucilagens.
Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.
Modo de Usar :
Etimulante digestivo ( estomacal, biliar e intestinal);prisão de ventre : em 1 xícara de chá, coloque 1 xcolhher de sobremesa de folhas fatiadas e adicione água fervente. ABafe em um pouco de água, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.
Feridas; contusões; machucaduras; afecções da pele (erisipela e eczemas) em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas e caules frescos, bem picados e 1 colher de sobremesa de glocerina. Amasse, até adquirir a consistência de uma . Espalhe sobre um pano e aplique no local afetado, cobrindo com outro pano, para manter um certo calor. Deixe agir durante uma noite.
Febres; resfriados; gripes; bronquite catarral : coloque 1 colher de sopa de folhas e flores fatiadas em 1 xícara de ccafé de água em fervura. Desligue o , espere amornar e coe. Em seguida,a dicione 1 xícara de café de açúcar cristal e leve novamente ao fogo, até completa dissolução. Tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia. para crianças dar somente metade da dose.
Estimulante digestivo (estomacal, biliar e intestinal); prisào de ventre ; coloque 2 colheres de sopa de raízes, folhas e caules, bem fatiados em 1 xícrca de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias e coe, espremendo o resíduo. Tome 1 colher de café diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.
_________________________________________________________________________________


Do mesmo vaso, consegui tirar dois Cinamomos, não sei como se comportam para bonsai, mas, pelo movimento de seu caule  e raizes, pode ser que tentarei um Moyogi ou Literati do primeiro e um Neagari do segundo, ou talvez sobre uma rocha.








Bem, hoje o dia foi movimentado e o trabalho foi até tarde e amanhã devo me preocupar com a instalação dos espelhos e o trabalho das demais plantas.

Grande abraço a todos.

Osssss




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione sua dúvida, crítica ou sugestão.

Precisamos de todas as colaborações, pois estamos todos aprendendo, a todos os momentos.

Obrigado